Café
14h55 29 Novembro 2022

Araxá, Campos Altos e Pratinha são destaques no 6º Cupping de Cafés Especiais do ATeG Café+Forte

Por Juliana Fidelis
O produtor Gaspar dos Reis Nunes e o técnico de campo Bruno Hércules Alves da Cruz foram premiados no 6º Cupping

Produtores com propriedades nos municípios de Pratinha/MG e Araxá/MG, foram premiados no 6º Cupping de Cafés Especiais do Programa de Assistência Técnica e Gerencial – ATeG Café+Forte, do Sistema Faemg Senar. O resultado do concurso foi anunciado durante a Semana Internacional do Café, promovida neste mês em Belo Horizonte/MG.

Em Pratinha, a comemoração foi em dose dupla com as premiações do produtor de Campos Altos, mas com propriedade em Pratinha, Gaspar dos Reis Nunes e o seu técnico de campo, o também campos-altense, Bruno Hércules Alves da Cruz. Atuando como técnico de campo do Sistema Faemg Senar há pouco mais de dois anos, o engenheiro agrônomo Bruno Hércules foi premiado na categoria “Profissionais de Destaque”. Formado pelo Instituto Federal de Minas Gerais de Bambuí e com pós-graduação em Proteção de Plantas pela Universidade Federal de Viçosa, ele assiste produtores na região de Campos Altos. “Foi uma grata surpresa e que mostra o resultado do trabalho sério que estamos desenvolvendo junto aos produtores”, afirmou.

O técnico de campo também comemora a premiação do produtor Gaspar Nunes, que ficou em 3º lugar na Categoria Natural, na região do Cerrado Mineiro. “É um produtor que tem uma visão para o café especial e já fez vários cursos do Senar. Ele vem se dedicando muito ao longo dos anos e é assistido pelo ATeG Café+Forte desde julho de 2020”, afirmou. Com uma área de 80 hectares, atualmente ele possui uma média de 49 sacas por hectare, com tendência de crescimento da produtividade. “Um dos pontos que merece destaque na assistência foi a economia de insumos. Com as orientações, o produtor chegou a economizar cerca de 30% em uma aplicação, conseguindo uma expressiva redução de custo, com o mesmo resultado”, completou.

Para o produtor, o resultado do Cupping foi surpreendente. “Eu realmente não esperava, foi a primeira vez que participei deste concurso. Foi bom demais ser premiado e ainda ver o trabalho do técnico de campo ser reconhecido”, destacou Nunes.

Inspiração na família

O 6º Cupping de Cafés Especiais do ATeG Café+Forte também premiou o cafeicultor Guilherme Carneiro Corrêa, de Araxá, que conquistou o segundo lugar na Categoria Natural na região do Cerrado Mineiro.

Ele se inscreveu pela primeira vez no concurso, inspirado pelo resultado da edição do ano passado, que premiou o seu tio José Adilson Cândido Correa. “Eu já tinha participado de outros concursos e sabia que tinha potencial. A premiação do meu tio foi um incentivo e resolvi arriscar. Achei bom demais o resultado. Quero agradecer ao ATeG que me ajudou, as orientações técnicas são muito importantes para alcançar os resultados e manter a produtividade. Agora quero participar mais e torcer para ficar em primeiro lugar”, celebrou.

A técnica de campo Camila Feder do Valle Dümpel destacou que o produtor trabalha com muito esforço para conciliar emprego fixo e os tratos exigidos pela lavoura. “Ele possui uma área arrendada de 2,5 ha, onde desenvolvemos o plantio de barreira de vento, circundando toda a lavoura com feijão guandu, para reduzir incidências de doenças ocasionadas por ventos frios. Outro diferencial foi o uso de adubação pesada de origem orgânica, que contribuiu para que ele fosse destaque em produtividade no grupo, mantendo uma média de 43,42 sacas/ha nas últimas três safras”, explicou.

O gerente regional do Sistema Faemg Senar, Ricardo Tuller, destacou que o concurso valoriza o trabalho dos produtores e das equipes técnicas. “Tivemos 1.651 amostras de café nesta edição do Cupping, uma prova de que nossos cafeicultores estão buscando melhorar a qualidade do seu produto, seguindo as orientações dos técnicos de campo”, finalizou. 

*Entre para o grupo de WhatsApp da TV KZ e receba as notícias em seu celular clicando AQUI.

*Siga o Instagram da TV KZ clicando AQUI.

VEJA TAMBÉM

Araxá/MG
Empresário, proprietário de loja de celulares, é preso em operação conjunta entre PC e PM, em Araxá/MG

Foram encontrados pelos policiais celulares com registro de furto/roubo em duas lojas da cidade.

17h25 02 Maio 2024